• luanaromao1

06/01 - Dia da Gratidão!

Hoje é dia da Gratidão, mas você conhece o real significado dessa palavra tão forte?


A Gratidão não é apenas o ato de retribuir atitudes ou situações agradáveis que outras pessoas geraram em nossa vida, essa é uma forma pequena de pensarmos sobre ela, isso porque ser grato é um estado de espírito e não deve fazer referência somente aos fatos positivos e sim a tudo que está presente em nossa vida.


A palavra gratidão tem a sua origem no latim “gratia” que tem seu significado na palavra graças ou gratus que em sua tradução ao pé da letra significa agradável. A gratidão denomina-se pelo entendimento de ser grato a algo que a vida nos dá, sendo ele bom ou ruim.


Você já deve ter percebido que algumas situações que acontecem em nossas vidas são muito engraçadas e até mesmo, difíceis de explicar.


Conseguir trabalhar a gratidão em sua vida é muito mais uma questão de como você vai enxergar e lidar com os desafios pelo caminho. Acreditar que tudo sempre será perfeito é o grande problema do ser humano. Ser grato não te fará imune aos problemas, mas irá te fortalecer para lidar com eles.


Sempre que reconhecemos acontecimentos, gestos, palavras ou pequenos detalhes do cotidiano como “dignos de nota” e agradecimento, nosso cérebro reage, aumentando o nível de dopamina, responsável, dentre outras funções, pela sensação de bem-estar, humor e prazer. Por consequência, quanto maior a liberação de dopamina, mais satisfeitos e felizes no sentimos.


É saudável e essencial ver o lado bom e o ruim de cada situação. O nosso nível de estresse está muito alto, mas é preciso ativar o lado bom e reconhecer os aprendizados que 2020 trouxe. Não precisamos “ligar mecanismos” para não lidar com os sofrimentos, mas enxergar e conseguir valorizar o lado bom da vida.


Como uma estrada de mão dupla, a gratidão faz bem a quem pratica e recebe e é tudo que o mundo precisa neste momento, porque ela se materializa na forma de amor, compaixão, solidariedade, amizade, cuidado, carinho, atenção, enfim, um ato de nobreza.


Portanto, vamos ser gratos a todos os dias, começando por hoje!




43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo